O professor do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fábio de Souza Mendonça*, aprovou uma bolsa de pós-doutorado no exterior e vai passar sete meses na University of California (UC Davis), em Davis (Califórnia - EUA).

Sob a supervisão do professor Francisco Uzal**, o projeto submetido, “A 30-year retrospective study of cases of colitis in horses”, tratará da pesquisa sobre a etiologia dos diversos casos de enterocolite em eqüinos, visto que no Brasil essa é uma das principais doenças que acometem esses animais.

De acordo com Mendonça, o desenvolvimento do estudo proverá o treinamento necessário para o diagnóstico de doenças entéricas de cavalos, incluindo histopatologia, PCR, IHQ, ELISA e outras técnicas auxiliares. “É importante ressaltar que todo o conhecimento será aplicado à rotina do Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA) da UFRPE. Além disso, acompanhar o dia a dia do California Animal Health and Food Safety Lab garantirá ainda mais compartilhamento de vivências e experiências para o LDA”, explica.

A UC Davis é altamente classificada no país e no mundo. De acordo com influentes publicações do rancking universitário, como US News & World Reportnacional e global ),  QS World University Rankings , Times Higher Education World University Rankings e The Princeton Review, a instituição é referência em estudos na área da Medicina Veterinária.

* Fábio de Souza Mendonça é doutor em Ciência Veterinária pela UFRPE e PhD pelo Poisonous Plant Research Laboratory/United States Department of Agriculture (2014). Atualmente é professor associado I, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária e coordenador do Laboratório de Diagnóstico Animal da UFRPE.

** Francisco Uzal é professor de Clínica e Professor de Clínica de Saúde Animal da Califórnia e Laboratório de Segurança Alimentar, Patologia, Microbiologia e Imunologia. É PhD em Patologia Veterinária pela Universidade de Queensland, Austrália, além de patologista forense pela Fundação CLDavis. Tem capítulos publicados em mais de cinco obras da patologia.